O significado de uma Mãe e Pai de Santo para a Espiritualidade e para a Umbanda e o que deve significar para seus Filhos de Santo e seguidores.
A Umbanda nasceu muito antes de seu
anúncio neste mundo, ela veio do anseio de uma espiritualidade forte em sua
luz, conhecedora das mazelas da humanidade, sua descrença e ignorância no
conhecimento do espírito e da espiritualidade que domina todos os mundos, cada
ponto do universo, que envolve e interage o tempo todo com todo o plano
material, com o ser humano no estimulo do bem ou do mal. Reuniu de forma
eclética, inteligente, respeitosa e bem articulada os aspectos espirituais mais
relevantes das religiões e doutrinas, das quais absorveu o melhor conteúdo
conciliador e doutrinário de referencia ao espírito, a se destacar o Candomblé,
Catolicismo, Kardecismo e outras.
A Umbanda vem cada vez mais
adquirindo essência única, desvinculando-se das associações e sincretismos,
aprimorando suas praticas, assumindo sua própria identidade. Nosso Templo
baseia-se a partir dos princípios e conceitos da Umbanda de humildade, amor,
caridade, ensinamento e valorização do espírito, trazida pelo Caboclo das Sete
Encruzilhadas através de seu Médium Zélio Fernandino de Moraes.
A Umbanda nasceu de um projeto
espiritual a ser lançado neste mundo, um objetivo e um desafio que Oxalá lançou
a esta espiritualidade de luz, um objetivo que se juntou a este anseio e que
foi aceito mesmo sabedores das enormes dificuldades, resistências e obstáculos
que estariam enfrentando, a existência e o significado do espírito precisavam
ser descobertos, compreendidos como a essência encarnada que precisava ser
melhorada, aprimorada, pois este seria o único caminho para que o alimento
maléfico deixasse de atingir o homem, e toda a influência do bem pudesse envolvê-lo
e transformá-lo, dando a ele um pouco que seja da visão de Oxalá.
Para seguir em frente com esta
missão, com este desafio, a Espiritualidade de Luz traçou suas estratégias,
suas metas, recrutou os Espíritos de Luz aos quais Oxalá deu o desígnio e o
domínio sobre todos os elementos e energias universais, cósmicas, naturais, das
sensibilidades e dos sentidos, habilidades, intelecto, emoções e tudo mais que
rege a natureza de cada mundo e de seus ocupantes, e na Terra ao ser
humano.
Estes Espíritos de força, poder e
intensa luz, chamamos de Orixás, a eles se juntaram os representantes diretos
de Oxalá, criando o plano que governa, dirige e orienta todas as camadas
espirituais de Direita e de Esquerda e todos os espíritos encarnados ou
não.
Dentro destas estratégias foram
também eleitos os espíritos que chamamos de Entidades, a partir de espíritos
verdadeiramente redimidos de suas falhas, conhecedores da essência humana
encarnada, conscientes de sua necessidade de evolução, vencendo todos os sentimentos
contrários a sua nova jornada, através da prática do bem, da caridade, da
benevolência do reconhecimento de seu semelhante espiritual como igual e
totalmente voltado a auxiliá-lo em seu progresso.
Ainda como parte fundamental da
estratégia espiritual para que a Umbanda fosse erguida e se tornasse uma
realidade, foram formadas e recrutadas as Mães e Pais de Santo, e estes
encarnaram neste mundo com esta missão, vieram com eles seus mais próximos
seguidores, aqueles que iriam contribuir com o sucesso desta empreitada, que
chamamos de Médiuns da Umbanda, aqueles através dos quais as Entidades se
manifestam, ajudando, passando os ensinamentos e equilibrando, mas
principalmente orientando no sentido de incutir em cada um as leis e propósitos
da Umbanda e dentro do projeto espiritual traçado por Oxalá.
Vieram também junto a estes, os
escritores, oradores, disseminadores, habilidades profissionais, conhecimentos
Médicos e de Cura, através de todos os dons dado ao ser humano para este fim,
bem como, toda uma linha de informação orientada e dirigida pela
espiritualidade.
Porém de todas estas estratégias, uma
das de maior significado para o êxito deste objetivo, é o nascer de um Templo
de Umbanda, de um Terreiro de Umbanda, com todo o seu aparato e estrutura espiritual,
consistente e bem formada, sua linha de Entidades e Médiuns, da mesma forma,
previamente definidos para estarem naquele lugar, naquele momento, seguindo as
mesmas diretrizes, a mesma missão, unidos como irmãos, buscando o mesmo
intuito, cada um dentro de suas atividades, exercendo-as com compromisso e
responsabilidade, com a vontade do espírito e principalmente com humildade,
sabedores de que sua função bem executada será também, e da mesma forma a pedra
que sustentará e alicerçará o sucesso destes Templos e da Umbanda neste mundo,
e certos de que a vaidade continuada será eliminada, pois fere os objetivos da
missão que está muito acima das individualidades.
A frente de todo este movimento
estratégico da Espiritualidade de Luz, junto à matéria, aos espíritos
encarnados, a toda esta estrutura de Médiuns e Entidades, esta a presença de
maior significado em seu comando dentro de um Templo de Umbanda sobre a terra,
a figura da Mãe e do Pai de Santo, eles são os indicados, às vezes até
contrariando suas vontades, eles são os Mentores espiritualmente preparados,
eles são os arrebanhadores, eles são o elo forte da Corrente, o ponto nobre que
é diretamente alimentado pela luz e pela energia vibrante da Espiritualidade
Maior, dos Orixás e toda formação espiritual que compõe esta estrutura. Uma Mãe
e um Pai de Santo são previamente escolhidos pela espiritualidade que se formou
quando da concepção da Umbanda como nova Religião a ocupar a Terra, antes mesmo
de fazê-la nascer neste plano, ainda embrionária.
São espíritos que reúnem
pré-requisitos para esta missão, foram escolhidos para iniciarem a jornada da
Umbanda sobre a Terra, foram preparados desde outras vidas e continuam sendo
preparados para as próximas encarnações.
Estes espíritos trazem no DNA
espiritual o diferencial para que seja aplicado, ativado quando de sua chamada
para o exercício de sua missão, fundando Templos e adotando as práticas,
ensinamentos, a consciência religiosa umbandista, reunindo seguidores,
orientando-os e formando-os para o objetivo de despertá-los para o
reconhecimento da existência do espírito, dos planos espirituais e suas
camadas, da necessidade da evolução galgando os degraus de luz que podem
levá-los mais próximos da luz mais intensa, da luz maior de Oxalá, que é a
referencia que a Umbanda dá ao maior, único e absoluto padrão de luz que um
espírito pode atingir, mas nunca se igualar. Da mesma forma a consciência da
escuridão e suas profundezas até o mais escuro estágio que um espírito pode
atingir, onde a referencia é a maldade perversa que leva as trevas e aos mais
desesperadores martírios que o abismo espiritual pode impingir a seus
ocupantes, o frio intenso e doloroso, somente sentido pelos espíritos isolados
de qualquer resquício de luz presos as amarras do mal ao qual sua própria
índole o levou.
É com esta consciência que uma Mãe e
um Pai de Santo, seus Filhos e seguidores devem levar adiante o objetivo
traçado por Oxalá para a Espiritualidade de Luz e por consequência para todos
que foram recrutados por eles. Este é o maior sentido de responsabilidade e
comprometimento que um espírito pode ter, está acima de qualquer outro, pois
nele está incutido todo o significado do bem e o maior requisito para alcançar
a luz.
Médiuns e seguidores umbandistas,
falando do Templo Espiritual de Umbanda Caboclo Pena Verde, este relato pode
dar a todos, a significância de uma Mãe de Santo, que se iniciou com Dona Anna
D`Orto e tem em sua continuidade junto a missão espiritual com todos os
requisitos que credencia uma Mãe de Santo junto a seus Filhos de Santo, no
maior sentido e amplitude do que é ser uma Mãe na relação com seus Filhos,
gerados e nascidos da espiritualidade, muito além dos laços da família carnal,
das ideologias, das crenças e religiões nas quais se originaram, dos modos, costumes
e valores, até então estranhos em suas identidades, atitudes e reações, de
visão e opiniões divergentes, porém agora unidos pela mesma fé, pela mesma
religião que se tornou Mãe da Mãe, a Umbanda, mas primordialmente, unidos pelos
laços de maior importância, os laços do mesmo propósito.
Em meio a todas as diferenças de seus
Filhos uma Mãe ou um Pai de Santo devem ter também estrutura íntima e
espiritual que lhe permita reunir esforços, paciência e prudência para poder
lidar com antagonismos, egos e divergências, sempre procurando preservar a
harmonia e união do grupo, bem como o equilíbrio da Casa e da Corrente.
A Mãe ou o Pai de Santo, são e serão
sempre a maior referencia dentro de um Templo de Umbanda, não somente para seus
Filhos e seguidores, mas para toda espiritualidade, eles são posicionados a
frente do Congá, e é a partir deste Congá que a Espiritualidade de Luz e seus
braços espirituais que iniciaram toda esta empreitada, os alimentam com sua
energia, traduzida de diferentes formas sob a orientação dos emissários de
Oxalá, dos Orixás e todas as linhas que representam as Entidades em suas mais
diversificadas formas de manifestação, sempre ligadas às forças e elementos em
seu meio natural e na essência do espírito em seu efeito sobre a matéria que rege,
seu corpo físico.
O Congá é a fonte por onde a
Espiritualidade de Luz faz jorrar sua carga energética e vibratória que irá
ocupar todo o ambiente e a Corrente a partir da Mãe ou do Pai de Santo, e é por
este motivo que não deve ser tocado, a não ser por aqueles previamente
autorizados pelo Comando da Casa, antes de iniciados os trabalhos. Após
iniciados, somente poderá ser tocado pela Mentora da Casa, preservando desta
forma, sua fluidez, pureza e força de emanação. O toque no Congá é uma
demonstração de indisciplina e desrespeito, vistos não só pela autoridade em
terra, mas também pela espiritualidade que dele faz uso na sustentação e no
comando das Giras.
Um Pai e uma Mãe de Santo não surge
do nada, não são feitos a partir de um simples curso ou se aprende da
experiência de se vivenciar uma prática por melhor que seja, ela vem pronta e
já predestinada, se assim não for nunca terá êxito e continuidade neste
propósito, impondo sua vontade própria e isolada, sem nenhum respaldo.
Um Pai e uma Mãe de Santo são
requisitados por uma missão, por uma hierarquia espiritual de grande poder e
luz, e sendo desta forma é a presença encarnada de topo da hierarquia de um
Templo de Umbanda, de um Terreiro, e como tal devem ser considerados,
respeitados, tratados e reverenciados.
Eles são o elo de união e firmeza, a
vertente maior de um Templo por onde irá fluir toda vibração da espiritualidade
que se espalha pela Corrente dando a cada Médium e Entidade a capacidade e a
qualidade da emanação de seus potenciais mediúnicos e de manifestação de suas
Entidades na execução das funções que o Templo através deles determinou a cada
um, sem comportamentos e contestações vaidosas e insolentes, indisciplinadas ou
irresponsáveis, fazendo com que o resultado obtido na ajuda e auxilio aos
Assistidos seja sempre o melhor e mais duradouro.
O respeito e reverência para com a
Mãe ou o Pai de Santo chega ao ponto de absolutamente ninguém poder sentar-se
em sua cadeira, pois assim como uma guia, ela é firmada pelas Entidades de
Comando do Templo, para uso único de uma Mãe ou um Pai de Santo, isso se
estende a suas roupas, e principalmente as suas guias, que como no caso de Dona
Anna, agora Mentora Espiritual, foram entregues no Santuário e as guias neste
caso algumas delas ficaram para uso da nossa Babá, herdeira na linha
hierárquica de comando da Casa ou transferidas para quem ela, por decisão ainda
em vida determinou por orientação da Espiritualidade de Comando do
Templo.
Vejam bem a importância de todo este
teor, da harmonia de cada peça nesta engrenagem, da relevância e do sentido
espiritual que envolve todo este contexto, da grandiosidade que tudo isso
envolve e representa, mas principalmente do reconhecimento de que somos somente
peças minúsculas, mas que podem mover toda esta engenharia espiritual, levando
ao êxito do objetivo traçado muito acima do que somos capazes de minimamente
imaginar.
Com humildade, respeito e acato a
nossa Fé, a nossa Religião, a nossos Irmãos, a nossa Mãe de Santo, a Umbanda, a
toda esta Espiritualidade de Luz que nos permitiu estar juntos, unidos nesta
caminhada, e a seu maior articulador, Oxalá, vamos ser sim, peças pequenas, mas
firmes, fortes, bem focadas, perseverantes e obstinadas, podendo contribuir com
nosso pequeno, mas importante esforço, com toda este imenso mecanismo que irá
transformar este mundo no melhor lugar e na melhor escola que um espírito possa
ter.
Desde seu surgimento a Umbanda vem
evoluindo, se aprimorando, como tudo no universo, como tudo nos planos
espirituais, e nesta direção já vem mostrando ao mundo e a humanidade sua nova
visão totalmente adaptada à realidade atual e a vindoura, no objetivo de dar
sustentação, amparo e orientação voltada aos novos anseios e exposições,
físicas, emocionais, psíquicas, das expectativas frente ao novo modelo de
mundo, da educação e formação pessoal, profissional e espiritual, as quais o
ser humano, crianças, jovens, e adultos, vem sendo colocados.
As novas aspirações dotadas de novos
objetivos, nos aspectos tecnológicos, de transformação e de adaptação íntima,
da mente e do espírito, ao novo cenário social, cultural, educacional e
econômico do mundo que vão estar sempre ligados e sempre serão fatores de
referencia do espírito encarnado e desencarnado sobre a Terra.
A espiritualidade se molda de forma a
atender esta nova demanda por uma orientação equilibrada, por uma formação
religiosa e espiritual, atualizada e moderna que possa suprir as novas e
diferentes carências que dominam o ser humano. Esta é a missão da Umbanda e de
todos os seus articuladores espirituais dentro desta nova versão do mundo no
qual vivemos.
Escrito por Carlos Feitosa, Médium do
Templo Espiritual de Umbanda Caboclo Pena Verde em 27/03/2013.
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